A cobrança é uma das principais atividades administrativas em um condomínio, pois está integralmente vinculada à obtenção e recuperação da receita não recebida tempestivamente. Sabe-se que o condomínio imobiliário, como entidade sem personalidade jurídica, liquida suas despesas ordinárias e extraordinárias por meio da arredação do rateio periódico.

 

 

Nesse serviço de cobrança, a BRASCOND realiza todos os processos gerenciais e jurídicos relativos à recuperação do crédito, desde a emissão das cotas do condomínio, passando pela cobrança extrajudicial dos condôminos em atraso, até o acionamento judicial da unidade devedora.

 

 

Nossas estatísticas indicam que a ausência de qualquer ato de cobrança face ao devedor impacta no curto prazo as finanças do empreendimento, além de gerar uma cultura de inadimplemento, sempre justificável na ausência de cobrança ou no desconhecimento do débito.

 

 

Embora a cobrança seja um ato intermediário de lembrar o devedor de sua mora, a mesma possui vários propósitos, como interromper a prescrição e informar ao devedor as consequências jurídicas e financeiras de seu atraso, tanto para ele próprio (ex.: pode perder, em último caso, seu imóvel) quanto para o condomínio (manutenção do edifício e rateio das despesas).